A história de Santi: Você PRECISA assistir a trilogia Gol!

Nós já falamos aqui sobre filmes de futebol que estão na Netflix que você precisa assistir, e depois voltamos com mais outras cinco sugestões, mas uma trilogia muito conhecida ficou de fora dessas duas listas. E nós não podíamos deixar de falar dos controversos três filmes da série "Gol!", que conta a história fictícia do jogador Santiago Munez. Essa matéria conterá spoilers moderados do filme, então leia por sua conta em risco.

Santi com a camisa do Newcastle: O primeiro filme era uma promessa de Blockbuster! (Foto: Divulgação)
Santi nos é apresentado como um imigrante mexicano e vive ilegalmente em Los Angeles. Ele fugiu ainda jovem de seu país, e vive com seu pai, sua avó, e seu irmão mais novo. Ele trabalha junto com o pai como jardineiro, mas tem o sonho de ser jogador de futebol, e atua pelo time de seu bairro. Ele acaba sendo descoberto por um olheiro, e precisa ir pra Inglaterra, contra à vontade de seu pai, para fazer um teste no Newcastle United, clube onde seu olheiro, Glen Foy, foi um importante jogador.

A luta de Santi no primeiro filme, é pra superar seus problemas familiares e tentar se adaptar como mais jovem jogador no elenco do Newcastle, onde está completamente desacreditado. O filme conta com vários personagens excelentes, como o craque decadente Gavin Harris, a enfermeira e interesse romântico de Santi, Roz Harmin
son, e vários outros secundários cativantes, como os torcedores do Newcastle que vivem aconselhando Munez.

Depois da febre do primeiro filme, o segundo aumentou o nível: Santi no Real Madrid e produção maior (Foto: Divulgação)
No segundo filme da saga de Santi, Gavin Harris, seu amigo e estrela do Newcastle já está no Real Madrid, e o clube espanhol está em uma má fase. Santiago acaba sendo o queridinho do Newcastle após a saída de Gavin, e vira o sonho de consumo dos Galáticos. Munez acaba indo para o Real Madrid, numa transferência envolvendo Michael Owen. O filme conta a trajetória de Santi para se consolidar no Real Madrid como um jogador importante, e mostra ele se deslumbrando com seu novo nível de fama.

É notável que a produção melhorou muito, com o filme se utilizando muito da estrutura do Real Madrid, e com a participação de um número gigantesco de estrelas do futebol, e conta com atores consagrados, como Rutger Hauer que está interpretando o técnico do Real. O filme também aborda vários dilemas, como a vida de um jogador além de sua carreira, problemas com bebidas, e a mãe de Santi, que aparece só após a sua fama.

O pior da trilogia: Muitos nem sabem da existência de Gol 3. Talvez seja melhor assim. (Foto: Divulgação)
Muitos não gostam da trilogia Gol. Acusam os filmes de serem superficiais, de serem uma publicidade barata, mas os gostos variam muito sobre o primeiro e o segundo filme. Mas o terceiro filme é praticamente unânime em questão de opiniões negativas. Gol 3 ignora quase que completamente a mitologia criada nos outros filmes, apresenta Santi inexplicavelmente num fim de carreira, e tira o personagem do filme logo no começo. Os dois novos protagonistas não são nada cativantes, e a história é rasa, confusa e desinteressante, apelando para o emocional exageradamente em vários momentos da trama.

A maioria dos fãs que assistiram os dois primeiros filmes nem sabem da existência do terceiro filme da série, mesmo que o final de Gol 2 indique claramente que haverá uma continuação. O filme, que é uma grande propaganda da Copa do Mundo de 2006, não agradou nem público, nem crítica, e acabou sendo amplamente ignorado. No geral, a trilogia "Gol!" é bem divertida, e vale a pena ser vista, ao menos uma vez, por todo fã de futebol, mesmo que não seja, nem de perto, o melhor trabalho cinematográfico já feito sobre futebol.

Se você deseja receber nosso conteúdo não só pelo site, você pode nos seguir no Instagram, no Twitter, curtir a nossa página no Facebook e assinar o Feed dos nossos podcasts. Nesses locais, você encontrará conteúdos diferenciados todos os dias, e nos acompanhará mais de perto. Não deixe de conferir!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.