Alli x Young: A Arte do Trash-Talk

O futebol, aliás, os esportes num geral, são vistos pelo espectador da mesma forma que o entretenimento. Lógico que você tem todo um carinho quando seu clube do coração, ou seu atleta favorito está em campo, mas o futebol não deixa de ser um entretenimento, como um filme por exemplo. E tanto numa boa partida de futebol, quanto num bom filme, nós nos apegamos pelos personagens, e, no mundo dos esportes, os "trash-talkers" são excelentes personagens.

"Quando você ganhar uma Premier League, me deixe sabendo" (Foto: SPORTBible)
'Trash-Talk' é, traduzindo ao pé-da-letra, 'falar lixo', falar besteira, ofender um adversário, desrespeitar, na intenção de deixar ele desconfortável, ansioso, ou até sem confiança para uma partida. Isso é comum, não só no futebol como na NBA, na NFL, e em vários esportes, e, mesmo não dando certo sempre, são, na maioria das vezes, o assunto da semana entre torcedores e imprensa. 

Na última rodada da Premier League, os Spurs foram até o Old Trafford visitar o Manchester United, e acabou saindo derrotado pelo placar mínimo. Em um ponto da partida, se pode notar uma discussão acalorada entre o jovem Dele Alli e o meia Ashley Young, dos Red Devils, onde o experiente jogador do United soltou a frase: "Quando você ganhar uma Premier League, me deixe sabendo", referenciando seu título do Campeonato Inglês de 2012-13, pelo próprio Manchester. Resultado: a vitória já citada do time vermelho.

Ashley é um jogador mais habilidoso que Dele? Não, não é. Você pode até achar que é, mas não é. Mas a verdade é que Dele Alli teve chances pra definir o jogo depois, e não decidiu. Óbvio que a provocação de Young não foi o único motivo da vitória do United sobre os Spurs, o principal motivo continua sendo o gol de Martial, com menos de dez minutos restantes no marcador. Mas, parando pra ver o jogo de uma maneira geral, é obvio que aquilo mexeu com a cabeça do jovem do clube londrino. E o objetivo do trash-talk é exatamente esse.

Quando um Ibra olha pra camisa de um jogador e diz não saber quem ele é, quando um Robinho pergunta pro adversário aonde ele jogou, quando o goleiro Felipe pergunta se o Vasco está disputando o campeonato paulista, justamente o que quem está falando quer é que o adversário se concentre mais no que ele falou do que na sua preparação para o jogo, ou no que vai acontecer daquele momento até o final da partida. E quando ele consegue isso, é a utilização perfeita do trash-talk.

Ashley Young, experiente, usou isso efetivamente pra parar o habilidoso jovem Dele Alli. Mas, nem sempre essa provocação funciona, e todo jogador ou treinador tem que tomar cuidado ao usufruir dessa 'arte'. As vezes, a reação vem no campo, e a bola acaba punindo mais do que a palavra.

Se você deseja receber nosso conteúdo não só pelo site, você pode nos seguir no Instagram, no Twitter, curtir a nossa página no Facebook e assinar o Feed dos nossos podcasts. Nesses locais, você encontrará conteúdos diferenciados todos os dias, e nos acompanhará mais de perto. Não deixe de conferir!

Por Lucas Carvalho

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.