A Vitrine da Vitrine

Nos últimos anos, (in)felizmente, o futebol brasileiro virou uma vitrine gigantesca, onde na maioria das vezes, os times não conseguem manter suas jóias e estrelas, que vão para o futebol europeu em busca de visibilidade e oportunidades de títulos extremamente importantes, além da questão financeira.

Vinícius Jr. e Neymar são casos que podemos usar como exemplo, mas no caso do garoto da vila, ele permaneceu no Santos até o ano de 2013, quando completou 21 anos e foi em direção ao Barcelona; Vinícius Jr. despertou o interesse do Real Madrid após suas atuações pela base do Flamengo e pela Seleção Brasileira sub-17, aos 16 anos, o carioca foi vendido aos Blancos por 45 milhões de euros (164 milhões de reais na época da transação). 


Keno, depois de brilhar muito pelo Santa Cruz, atraiu interesse de vários clubes do eixo (Foto: Rádio Grenal)
Mas a vitrine do futebol brasileiro não vale só para as transações internacionais, também para as regionais, como é o caso do Nordeste, que em certos casos, exporta jogadores para o eixo Rio-São Paulo e algumas vezes para o Sul.

Temos como exemplo recente, alguns jogadores do Santa Cruz que ganharam a Copa do Nordeste no ano de 2016: Keno, que se destacou pelo Tricolor do Arruda no Brasileirão, despertou interesse de gigantes do futebol brasileiro, como Palmeiras, Santos e Flamengo, o Verdão conseguiu concretizar o negócio com o jogador; Também podemos citar o volante João Paulo, que após 2 anos no time pernambucano, fechou com o Botafogo, depois do rebaixamento do Santa.

Também existe a questão da visibilidade dos clubes, além da vida pessoal do jogador. Alguns jogadores preferem atuar sem uma certa frequência em um clube do eixo do que ser a estrela de um clube nordestino.


"O futebol nordestino merece mais atenção" - Diego Souza

Além de todos os fatores já citados, é algo extremamente raro que um jogador do futebol nordestino seja convocado para a Seleção Principal. Diego Souza, artilheiro do Brasileirão 2016 e atacante do Sport, foi apenas o, pasmem, quarto jogador de um clube do nordeste a ser convocado pela seleção. Outro dado assustador: o primeiro jogador do futebol nordestino foi convocado em 2001, Leomar, do Sport. Os únicos que conseguiram tal feito foram Leomar, Nadson, Douglas Santos e Diego Souza.

E infelizmente a desigualdade não para por aí, ela também está presente na distribuição das cotas de TV, por exemplo, Flamengo e Corinthians, times com o posto de maior torcida do Brasil, receberam no Brasileirão 2016 algo em torno de R$ 170 Milhões para cada um, entre os clubes nordestinos, Sport, Vitória e Santa Cruz, os únicos representantes da região, receberam respectivamente, 35, 35 e 20 milhões. O capital recebido por estes 3 clubes, não dá nem o dinheiro recebido pelo Palmeiras, quarta maior renda de TV de 2016. 

Sim, os clubes do eixo dão mais lucro para as emissoras de TV e para seus patrocinadores, mas o povo nordestino é extremamente apaixonado por futebol, e na minha opinião, deveriam ser mais reconhecidos.

Se você deseja receber nosso conteúdo não só pelo site, você pode nos seguir no Instagram, no Twitter, curtir a nossa página no Facebook e assinar o Feed dos nossos podcasts. Nesses locais, você encontrará conteúdos diferenciados todos os dias, e nos acompanhará mais de perto. Não deixe de conferir!

Por Andrey Juan

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.