A Leoa Holandesa: Quem é a nova melhor do mundo?

Lionel Messi acostumou os catalães mal. Ano após ano ganhando um prêmio de melhor do mundo atrás do outro, deixaram os torcedores do Barcelona acostumados com o fato de terem o melhor jogador do planeta vestindo as cores do clube. E, se Cristiano Ronaldo está levando o troféu para Madrid nas últimas temporadas na categoria masculina, o Barcelona está por cima no futebol feminino, já que a leoa holandesa Lieke Martens levou o troféu nesta temporada.

A melhor do mundo é Holandesa e joga no Barcelona: A leoa Lieke Martens (Foto: Goal.com)
A jovem de apenas 24 anos, nascida na província holandesa de Limburg, jogou pelo Heerenven e pelo VVV-Venlo no seu país natal, antes de ir para o Standard Liége, cruzando a fronteira e indo jogar na Bélgica, país vizinho. E curiosamente, o primeiro grande título da atleta foi a BeNe Super Cup, um torneio entre o campeão holandês e o campeão belga, e a atleta participou da vitória do seu clube por 4-1 sobre o tradicional FC Twente, marcando dois gols na partida. Vale destacar ainda que esse foi o primeiro jogo oficial da jogadora como atleta do Standard Liége. Ali, era mostrava o futuro glorioso que teria pela frente.

Depois da conquista em terras belgas, a meio-campista holandesa migrou para terras alemãs, indo jogar a Bundesliga pelo FC 2001 Duisburg, onde jogou por duas temporadas, marcando 7 gols em 30 partidas. No ano de 2014, ela foi para terras nórdicas, assinou pelo Kopparbergs/Göteborg FC, onde atuou num estádio chamado Valhalla IP, o que não somou muito pra carreira dela, mas vamos combinar que é um nome maravilhoso pra um estádio. E se ela passou em branco na Suécia em questão de títulos, ela desenvolveu muito bem o seu futebol, montando uma excelente dupla com a conterrânea Manon Melis, e jogando muito bem até mesmo quando não jogava em sua posição de origem.

E essa evolução do seu jogo levou a jogadora para o FC Rosengård, onde ela de fato brilhou, marcando 20 gols em 29 jogos, e adicionando a Cupa Sueca e a Supercopa Sueca à sua pratilheira de troféus. Depois dessa excelente temporada, ela acabou indo para o Barcelona, onde está até hoje.

A carreira de Lieke Martens por clubes em números (Montagem: QCB/Foto: Sydsvenskan)
Não dá pra negar que a carreira de Martens em clubes foi muito importante para seu desenvolvimento como jogadora, mas o que de fato levou ela até o topo do futebol mundial foi seu desempenho pela seleção holandesa. A sua estreia pela equipe nacional foi contra a China em uma partida amistosa, e ela marcou o seu primeiro gol pela equipe no dia 28 de Fevereiro de 2012, pela Cyprus Cup. O jogo terminou em uma vitória de 2-1 sobre a seleção da Itália, onde Lieke deixou um gol, que acabou sendo decisivo para o triunfo da equipe.

De lá pra cá, foram 80 partidas e 33 gols pela Holanda, e toda essa magnífica jornada pela equipe nacional culminou no título da Eurocopa, em 2017. Martens já tinha entrado pra história de sua seleção internacional quando marcou, em 2015, o primeiro gol da Holanda em Copas do Mundo, na edição sediada no Canadá. Dois anos se passaram, a Euro chegou, e dentro de casa, o time holandês gerava grandes expectativas, e passou da fase de grupos vencendo com tranquilidade Dinamarca, Bélgica e Noruega.

Nas quartas de final, Lieke e companhia enfrentaram a Suécia, e venceu sem contestação por 2-0, com Martens deixando o segundo dos três gols que deixaria nessa competição. Na semi-final, contra as inglesas, mesmo com Martens não anotando nenhuma vez, a equipe mostrou outro desempenho sólido, vencendo as inglesas por três gols de diferença. Na final, um jogo truncado contra a Dinamarca, onde a Holanda venceu por 4-2, e Martens deixou a sua marca, coroando sua performance vencedora do prêmio de melhor jogadora da competição.

Definitivamente World Class: Os números de Lieke Martens pela seleção holandesa. (Montagem: QCB/Foto: SI)
Toda essa jornada levou Lieke até sua coroação. No prêmio 'The Best' da FIFA em 2017, Martens foi eleita, superando a norte-americana Carli Lloyd e a venezuelana Deyna Castellanos, a melhor jogadora do mundo. Subiu ao palco, ao sons dos aplausos que tanto merece, e posou sob a luz de milhares de flashes para fotos ao lado de Cristiano Ronaldo. Barcelona e Real Madrid dividindo o palco, e, enquanto o português já está na casa dos 30, a jovem meia holandesa de apenas vinte e quatro anos ainda tem muito para nos mostrar.

As comparações vão surgir, nenhuma dinastia surgiu ainda no futebol feminino após a 'Era Marta', e nos resta aguardar pra ver se alguém um dia repetirá esse feito quase impossível. Mas enquanto talentos como Lieke Martens continuarem surgindo, o talento continuará existindo em abundância no futebol feminino.


Se você deseja receber nosso conteúdo não só pelo site, você pode nos seguir no Instagram, no Twitter, curtir a nossa página no Facebook e assinar o Feed dos nossos podcasts. Nesses locais, você encontrará conteúdos diferenciados todos os dias, e nos acompanhará mais de perto. Não deixe de conferir!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.