Bola de Prata: Cinco lendas que quase foram melhores do mundo

No ano de 1991, a FIFA criou o FIFA World Player, que coroa o jogador que ganhou os títulos mais importantes e que tenha feito uma temporada excelente, com boas médias de gols e assistências. Porém, nas décadas de 90 e 2000, tivemos grandes jogadores, como Ronaldo Fenômeno, Zinédine Zidane e Ronaldinho Gaúcho, todos foram escolhidos os melhores do mundo por mais de uma vez, mas isso não significa que seus concorrentes sejam fracos. Nessa lista iremos mostrar os melhores jogadores que “bateram na trave” do prêmio da FIFA.

Beckham, Lampard, o invencível Henry: Conheça as lendas que bateram na trave e não foram melhores do mundo (Foto: Goal.com)
Menção Honrosa - Oliver Kahn: O arqueiro alemão chegou à final da Copa de 2002 com sua seleção, porém, os alemães foram superados pelo Brasil de Ronaldo, que seria o melhor jogador do mundo meses depois, deixando Kahn para trás.

Na mesma temporada o alemão foi eleito o melhor goleiro do mundo pela IFFHS e levou pra casa o prêmio Yashin, que designa o melhor goleiro da Copa do Mundo. Oliver Kahn sofreu apenas 3 gols na Copa, estabelecendo o recorde de 5 clean sheets. Além disso, o alemão era o único goleiro finalista na história do prêmio, feito igualado apenas em 2014, pelo seu compatriota, Manuel Neuer.

Qualidade e regularidade: nem isso fez Frank superar o bruxo. (Montagem: QCB)

Frank Lampard

Na temporada 2004-05, Lampard jogou todos os jogos da Premier League, onde terminou a temporada como Campeão e fez 13 gols em 38 jogos, além de ter sido escolhido o jogador da temporada da PL e o jogador inglês do ano. Os Blues chegaram nas semis da UEFA Champions League, mas perderam para o Liverpool, que se consagraria penta-campeão da competição semanas depois.

Lampard terminou sua temporada com 58 jogos, 19 gols e incríveis 21 assistências. O brasileiro Ronaldinho Gaúcho deixou o inglês para trás na votação, sendo campeão pela segunda vez seguida e  fazendo a maior diferença em pontos do prêmio.

O astro do Manchester United mostrara pro mundo seu talento. Só parou em Rivaldo. (Montagem: QCB)

David Beckham

O Manchester United se sagrou campeão europeu na temporada 1998-99 e David Beckham foi o representante do time no pódio dos jogadores. O inglês foi eleito o Jogador do Ano pela UEFA na mesma temporada, além de integrar o time do ano da Premier League, em que o Manchester United também havia sido o campeão.

Beckham acabou sua temporada com 55 jogos 11 gols, além de 11 assistências na Premier League. O Brasileiro Rivaldo levou o prêmio de melhor do mundo pra casa.

A Espanha erguia sua primeira Copa do Mundo, mas nem isso fez de Iniesta o melhor do mundo (Montagem: QCB)

Andrés Iniesta

No ano de 2010 a Espanha se tornava campeã mundial pela primeira vez em toda sua história, na prorrogação daquele 11 de julho, que colocaria uma nova seleção campeã na história do futebol, o primeiro gol do jogo gol veio do camisa 6, Andrés Iniesta Luján, que homenageou seu amigo também futebolista, Dani Jarque, que havia falecido há pouco tempo.

Pelo Barcelona, Iniesta conquistou a La Liga, a Supercopa da UEFA, a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha, o clube catalão parou na semifinal da Champions League. Conhecido por ser um dos melhores criadores de jogadas de todos os tempos, Andrés Iniesta fez apenas 1 gol pelo Barcelona na temporada citada, mas, junto com Xavi, foi fundamental nas conquistas do clube e na tão sonhada copa para La Furia.

O desempenho incrível de Hristo só foi superado por Romário em 94. (Montagem: QCB)

Hristo Stoichkov

O atacante búlgaro liderou a modesta Seleção da Bulgária na Copa de 1994, onde foi um dos artilheiros, com sua letal perna esquerda. “Os demônios da Europa” terminaram a copa em um surpreendente quarto lugar. Stoichkov terminou a competição com 6 gols, ao lado do russo Oleg Salenko. 

Na temporada 1993-94, pelo Barça, o matador búlgaro marcou 24 gols em 48 jogos, além de ter sido campeão da La Liga, além de ter sido eleito o melhor estrangeiro do futebol espanhol e o maior goleador do ano pela IFFHS. O Búlgaro foi superado por nosso baixinho, Romário.

A avassaladora temporada do ídolo do Arsenal: Tinha um Ronaldinho no meio do caminho (Montagem: QCB)

Thierry Henry

Lembrado por seu número (14), tanto quanto peculiar para a posição e por seu estilo de jogo, Thierry Henry passou extremamente perto de ser eleito o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA. Na temporada 2003-04, o Arsenal foi o primeiro time a ser campeão invicto na história da Premier League, que começou em 1992. Os Gunners terminaram a competição com 90 pontos, sendo eles, 26 vitórias e 12 empates; Henry foi o artilheiro da liga com 30 gols em 37 jogos. 

O sonho da UEFA Champions League do Arsenal bateu na trave na mesma temporada, onde o time chegou na final da competição e perdeu para o Barcelona de Ronaldinho e cia. Com um gol de Belletti, a equipe catalã se sagrava campeã e Ronaldinho Gaúcho se tornava o Melhor Jogador do Mundo, que a mídia inglesa dizia ser de Thierry Henry por sua extraordinária temporada. O francês acabou a temporada com 39 gols em 51 jogos e eleito o melhor jogador do futebol inglês na época. 

Ronaldinho superou o Francês por apenas 68 pontos, uma diferença muito pequena. Henry nunca conseguiu o prêmio de Melhor do Mundo pela FIFA, mas sem dúvidas é um dos melhores jogadores da história, o melhor jogador da história da Premier League, e talvez, o melhor jogador da história do Arsenal, onde tem uma estátua em sua homenagem na porta de seu estádio.

Se você deseja receber nosso conteúdo não só pelo site, você pode nos seguir no Instagram, no Twitter, curtir a nossa página no Facebook e assinar o Feed dos nossos podcasts. Nesses locais, você encontrará conteúdos diferenciados todos os dias, e nos acompanhará mais de perto. Não deixe de conferir!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.