Kidiaba, Kabangu e Kaluyituka: Onde estão os herois do Mazembe de 2010?

Todo mundo - ou quase todo mundo - adora uma boa zebra no futebol. No ano de 2010, na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, sediada nos Emirados Árabes Unidos, o "Todo-Poderoso" Mazembe passou pelo Internacional de Porto Alegre, então campeão da Libertadores, com um surpreendente dois a zero. Os colorados, atônitos, tiveram que se contentar com a disputa do terceiro lugar, enquanto o time congolês iria pra grande final contra a Inter de Milão. O time acabou sendo derrotado facilmente pelos italianos, num sonoro 3-0, mas os heróis daquele jogo contra o time brasileiro entraram pra história. E aonde será que eles estão agora?

Kidiaba, Kabangu e c: Os nomes que entraram pra história ao bater o Internacional em 2010. (Montagem: QCB)
Todo grande time começa por um grande goleiro, esse é o padrão, e naquele time do Mazembe, o arqueiro Muteba Kidiaba com certeza deixou a sua marca. Fazendo defesas importantes contra o apagado ataque colorado, o goleirão foi pras cabeças e ficou famoso principalmente com sua descontraída e curiosa comemoração, quicando sentado no gramado do estádio. Kidiaba virou o símbolo maior das gozações e provocações destinadas ao Inter, e irritou até alguns não colorados, como o goleiro Júlio Cesar. O folclórico goleiro está no Mazembe até hoje, com seus 41 anos de idade. O Mazembe é o único cube de Kidiaba em toda sua carreira, e foi lá que ele ganhou três ligas dos Campeões e sete campeonatos congoleses, entre vários outros títulos. Que currículo, não?

Mas não foi o camisa um que destruiu o sonho colorado do bi-mundial, e sim a dupla Kabangu e Kaluyituka, os autores dos dois gols do time africano. Mulota Kabangu, atualmente com 31 anos, deu uma passeada pelo cenário do futebol mundial, passando por Anderletch e pelo Al Ahli Doha, mas acabou voltando pro Mazembe, onde está até hoje. Kaluyituka é o único dos três que não está atualmente no time da República Democrática do Congo. O jogador, atualmente com 30 anos, está em contrato com o Al-Gharrafa, mas é constantemente emprestado, estando hoje no Muaither SC, do futebol do Qatar. Ele também passou pelo Al Ahli Doha depois do mundial, onde também foi emprestado. Mesmo não tendo carreiras brilhantes, de certo, a torcida do Inter nunca vai esquecer esses três nomes.

Se você deseja receber nosso conteúdo não só pelo site, você pode nos seguir no Instagram, no Twitter, curtir a nossa página no Facebook e assinar o Feed dos nossos podcasts. Nesses locais, você encontrará conteúdos diferenciados todos os dias, e nos acompanhará mais de perto. Não deixe de conferir!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.